Já ouvi coleguinhas dizendo que a leitura da série de Stephenie Meyer , "Crepúsculo" - dos vampiros que são veganos e os outros Harry Potters formam futuros leitores de Paulo Coelho.
Histórias de vampiros legais são as clássicas, aquelas que escorre sangue e não romance adolescente pasteurizado.
Tenho consciência que os milhões de leitores de Harry Potter e Crepúsculo continuarão consumindo esse pastiche e não embarcarão em uma leitura mais exigente no futuro.
Estão no ritmo das novelas e das séries de tv.
Tudo regurgitado e formatado prá agradar de A a Z.

Zzzzzz.......sono. Paulo Coelho é ruim demais.
Mas minha manicure lê e gosta.

Para leituras mais hardware, é necessário desligar televisão, internet, celular, videogames -
sentar a bunda da cadeira e ler. Aprender a ler não passa apenas por entender e interpretar.
É um exercício manual, quase. Não é tarefa fácil tecer, isto é, ler.
Uma palavra depois da outra, uma linha após a outra. Quanto mais se lê , mais se lê.
Sem distrações.
Há algo de aprendizagem na solidão da leitura. É um trabalho que dá trabalho, pesa,
quase um tear manual.
Você vai juntando os fios, os personagens, os poemas ( se for o caso ) , o ritmo das palavras.
Voce descobre alguns personagens fascinantes, começa a amá-los e eles ficam presos na tua alma para sempre.
E ainda tem um plus: existem palavras desconhecidas.
Vale brinde !
Quando cai na minha frente uma palavra que eu nunca li, eu grito de prazer.
É como se você fizesse uma nova amizade e daí pode surgir algo mais.



* Imagem via Savage Chickens - ótima !

Marcadores:

| Por Prensada | segunda-feira, 13 de setembro de 2010 | 17:56.